Assembleia virtual Kiper: reuniões em tempos de coronavírus

 

Em tempos de quarentena, a reunião entre pessoas de forma presencial se torna inviável. Nos condomínios, existe uma solução que pode facilitar a tomada de decisões. O recurso da Assembleia Virtual Kiper acaba de ser lançado e vamos apresentá-lo neste post.

O ano de 2020 está sendo marcado pela pandemia do Covid-19, popularmente conhecido como o novo coronavírus. Enquanto a ciência ainda busca uma alternativa para a cura e o tratamento da doença causada pelo vírus, governos de todo o mundo tomam medidas para tentar conter o contágio e proteger as pessoas da doença que tem vitimado milhares de pessoas.

E as principais medidas adotadas têm sido o isolamento e o distanciamento social: as pessoas devem evitar aglomerações de qualquer tamanho e manter ao menos dois metros de distância entre uma e outra.

Diante desse cenário, como fica a vida dentro do condomínio? Com medidas simples, é possível restringir a convivência e o contato entre os moradores e funcionários. Mas como fazer no caso das assembleias de condomínio?

Muitas reuniões menos urgentes foram canceladas ou adiadas. Porém, existem empreendimentos que precisam resolver questões urgentes e que dizem respeito à toda comunidade condominial. Sendo assim, é inevitável questionar-se: como resolver essas pendências sem colocar a saúde e a vida de ninguém em risco?

Mais uma vez, a tecnologia nos fornece a resposta. Neste caso, é a assembleia virtual. Vimos aqui no blog as principais vantagens de oferecer essa facilidade e conferimos as novidades da legislação.

Vamos ver agora como a Assembleia Virtual Kiper pode beneficiar o seu condomínio em tempos de coronavírus e ajudar a tocar os assuntos pendentes que necessitam de urgência. Acompanhe e boa leitura!

 

Como a Assembleia Virtual Kiper pode ajudar?

 

As assembleias de condomínio nunca foram os eventos favoritos dos moradores. De acordo com dados do site Sindiconet, a participação média nessas reuniões é de 15%. Mais do que resultar em encontros vazios, a baixa assiduidade faz com que decisões importantes sejam tomadas por uma minoria, aumentando o risco de descontentamento e insatisfação com os rumos que o condomínio vem tomando.

A baixa participação e interesse deve-se, entre outros aspectos, ao fato de as assembleias presenciais ainda serem consideradas maçantes, com muitas discussões e poucas deliberações – o que, em muitos casos, é verdade.

Além disso, a maioria dos condôminos só se interessa em participar das reuniões quando algum assunto que lhes impacta diretamente será discutido. Então, se o quórum das reuniões de condomínio costuma ser baixo normalmente, o que fazer em tempos de pandemias e extrema cautela?

Como comentamos, é imperativo que as pessoas sigam as orientações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS) e evitem aglomerações e contato próximo com outras pessoas. Sendo assim, não é possível marcar assembleias presenciais e congregar os moradores. E é aí que entra a Assembleia Virtual da Kiper. Vamos ver mais detalhes:

 

O que é a Assembleia Virtual Kiper?

Essa solução funciona como uma assembleia híbrida, modelo que vem sendo cada vez mais utilizado no país e que se desenha como alternativa ideal para deliberar sobre pautas condominiais em tempos de quarentena. A assembleia híbrida recebe esse nome porque ela é a junção de duas etapas distintas: virtual e presencial.

 

Como funciona?
 

Em primeiro lugar, o síndico deve proceder normalmente, convocando a assembleia e garantindo que todos os moradores tenham ciência da reunião e das pautas a serem discutidas.

O segundo passo é diferente: em vez de se reunirem, os moradores terão acesso a uma plataforma digital, onde poderão discutir os assuntos, dar suas opiniões, propor ideias ou mesmo exercer seu voto. Tudo isso remotamente, seja pelo celular, tablet ou computador.

A votação é online e o síndico pode acompanhar os votos na plataforma. Após o encerramento da assembleia, para preservar a segurança jurídica das decisões, os registros podem ser impressos e o síndico recolhe as assinaturas dos condôminos. Esse documento é entregue posteriormente ao presidente da assembleia.

 

É simples de mexer?
 

Sim. A Assembleia Virtual Kiper é baseada em um sistema simplificado, justamente para que pessoas com diferentes níveis de familiaridade com esse tipo de tecnologia possam se adaptar a ele facilmente.

Para o síndico, o sistema gera praticidade: basta criar o ambiente para determinada discussão e enviar o link para os moradores, via mensagem de texto, e-mail ou mesmo WhatsApp. Após aprovação, as discussões podem começar.

Vale destacar que a etapa de assembleia presencial pode ser feita apenas com o presidente e o secretário, uma vez que todos os moradores se manifestaram previamente no ambiente virtual.

A Assembleia Virtual Kiper permite ao condômino expressar-se remotamente e de qualquer dispositivo. Além de tornar o debate mais democrático e participativo, evita-se paralisar discussões importantes para a vida de todos no condomínio em um momento de incertezas.

Para saber mais sobre medidas que você pode tomar e novidades que podem ajudar na administração do condomínio durante a atual crise, fique atento ao blog da Kiper!

 

Acesse: https://kiper.com.br/blog/assembleia-virtual-kiper/

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

NOSSO BLOG!!

August 10, 2017

1/1
Please reload

Posts Recentes

December 18, 2018

May 23, 2018

November 30, 2017

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
© JCR Brasil - Rio Claro - SP
Design Edit Team JCR Brasil ®