top of page

ALGUNS PROBLEMAS ENFRENTADOS EM CONDOMÍNIOS

A administração de um condomínio, é uma missão, um tanto quanto difícil e complicada, é necessário muito planejamento, organização e a conciliação de inúmeras informações e exigências.

Apontaremos nesse post, alguns problemas e soluções.

Falta de Segurança

Sem dúvida um dos grandes problemas hoje é a questão da segurança, os problemas, mais comuns nesse sentido são:

- Entrada de pessoas não autorizadas;

- O famoso "carona", que entra juntamente com o veículo do morador á pé, e o porteiro não vê;

- Portão aberto, sem que nenhum morador esteja entrando;

- Abertura do portão sem identificar o condutor do veículo;

Nesse sentido, uma solução a solução seria:

- Treinamento dos envolvidos, para que estejam preparados para os diferentes fatos que possam ocorrer;

- O condomínio possuir um sistema que controle e registre todas as informações de acesso ao condomínio;

- Botão de pânico no caso de o condômino estar em perigo; - Fechamento do portão automático, para que não fique aberto; - Alarme contra "caronas", identificando assim que alguém não identificado entrou.

Absenteísmo nas Assembleias

Com a vida corrida que levamos, fica cada vez mais difícil reunir todos os condôminos para as assembleias, tornando a presença de todos cada vez mais escassa, e a tomada de decisões mais difíceis.

Uma solução seria fazer as assembleias, online, como uma espécie de conferencia, onde os moradores poderiam participar através de um computador ou celular.

Resolução de conflitos

Conviver com outras pessoas, em um condomínio, eventualmente pode gerar algum tipo de conflito, que pode ser por diversos motivos, desde um barulho fora de hora, como um bichinho de estimação que faz suas necessidades onde não deveria, enfim, há inúmeros fatos que podem ocorrer.

O que devemos ter em mente, é que quanto mais tempo leva, para se resolver um conflito, ele só tende a crescer e se agravar.

O papel do sindico nesse sentido, é ouvir todas as partes envolvidas e tomar a decisão mais acertada e justa para todos.

Seria importante ainda o condomínio já possuir algumas regras, pré-estabelecidas que trate de possíveis infrações e como elas devem ser tratadas, o que já ajudaria o próprio sindico nesse sentido, e os moradores diante de alguma infração, já saberia o procedimento a ser realizado.

Reserva do salão de festas e churrasqueira

Uma administração mal organizada pode gerar bastante conflitos nesse sentido,. Diferentes reservas feita para um mesmo dia podem gerar muitos conflitos e atrapalhar os planos dos condôminos que estavam contando com a utilização do espaço. Mais uma vez podemos usar a tecnologia para resolver esse tipo de problema, deixando disponível no próprio site do condomínio uma página de reserva para os espaços, detendo todas as informações em um único lugar, não sendo possível reservar um horário já preenchido por outro morador.

Inadimplência

A inadimplência dos condôminos, vai impactar diretamente na saúde financeira do condomínio, causando uma séria se problemas, seja arcar com os pagamentos de profissionais que trabalham no mesmo, seja manutenção e melhorias necessárias.

Hoje em dia, uma solução adotada por muitos condomínios é o contrato com uma garantidora, ela vai atuar como uma banco, onde em um dia pré-determinado, o condomínio recebe o valor total do que seria pago pelos moradores, descontado a taxa da garantidora, e a responsabilidade pela cobrança passa a ser da garantidora, fazendo com que o condomínio se isente dessa obrigação e tenha sempre dinheiro em caixa.

Administração de obras

As obras nos condomínios, são invitáveis, uma boa administração nesse momento é primordial para que não saia do controle, custe mais do que o esperado ou demore o dobro do pretendido.

Antes do início de toda obra, um orçamento detalhado é de extrema importância, prevendo todos os custos , com material e mão de obra, além do tempo estimado para a realização da mesma.

A idoneidade dos fornecedores que irão executar a obra, é um ponto importante a ser observado.

A transparecia de todos os custos e etapas da obra aos condôminos é um fator de suma importância que pode ser feito online, com os orçamentos e notas fiscais emitidas, a fim de qualquer morador que queira possa acessar, se no site do condomínio não tiver essa opção, uma ferramenta que poderia ser usada para esse fim é o Google Docs, link abaixo.

Uma outra solução utilizada em alguns condomínios é a contração de uma empresa que faz manutenções mensais da área útil do condomínio, o que em se tratando de pequenas obras, o condomínio não precisaria se preocupar com a mão de obra e material, as manutenções podem inclusive se estender aos apartamentos dependendo do contrato pré estipulado.

Links e indicações uteis para seus problemas:

Deixarei indicações de empresas conceituadas que podem auxiliar o seu condomínio, nos problemas aqui apresentados:

Tem outras dúvidas ou sugestões sobre o assunto? Deixe seu comentário e entre para a conversa, podemos te ajudar !!!

EndFragment

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page